Cotutela internacional

Os estudantes têm um orientador no Brasil e outro de uma das instituições do Exterior associadas (Fermilab/EUA, OCA/França, Heidelberg/Alemanha, Portsmouth/Reino Unido).

O novo programa Internacional de doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação foi criado com objetivo de promover a preparação de especialistas naquelas áreas inserindo-os em um ambiente internacional. Acredita-se que o objetivo principal de formação de doutores nas áreas fundamentais de pesquisa é preparar eles para atuar em nível internacional, tanto na qualidade dos trabalhos e escolha de temas de pesquisas, quando no entendimento de tendências atuais de ciência de modo geral.

O PPGCosmo é um curso essencialmente voltado para o processo de internacionalização. A criação deste curso visou inserir o estudante, desde o início, em um ambiente internacional. O estudante deverá ser co-orientado por um dos colaboradores do programa lotados em instituição do exterior. Não apenas ele deverá passar um ano na instituição do seu co-orientador externo, como deverá ser acompanhado por ele durante todo o processo de doutoramento.

Além do estágio no exterior, o aluno se beneficiará de visitas de curta duração nas instituições brasileiras dos colaboradores externos. Ao mesmo tempo, ele estará vivenciando as grandes redes de cooperação internacional da qual pesquisadores do Brasil e do exterior, participantes do programa, estão envolvidos. Todas as instituições do exterior envolvidas no PPGCosmo (Fermilab, OCA, University of Porstmouth e Universität Heidelberg) estão liderando ou co-liderando grandes consórcios observacionais internacionais, e os alunos do PPGCosmo estarão automaticamente envolvidos nestes consórcios.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910