Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

O programa envolve quatro instituições brasileiras, uma no Espírito Santo (UFES), outra em Minas Gerais (UFJF), uma na Bahia (UFBA) e uma no Rio de Janeiro (CBPF). No entanto, o PPGCosmo pretende induzir a solidificação de outros grupos de pesquisa na área. Neste sentido, por exemplo, um dos membros do PPGCosmo é professor no campus avançado da UFES no norte do ES, em São Mateus, onde tenta-se formar um grupo em física teórica.

O PPGCosmo deve assumir a organização de três séries de conferências:

1) A Escola José Plínio Baptista de Cosmologia, que ocorre nos anos pares, normalmente no Espírito Santo.

2) O Verão Quântico, que ocorre nos anos ímpares, normalmente no Espírito Santo.

3) O Estate Quantística, que ocorre nos anos pares, em geral na Itália. Trata-se de uma co-organização com a Université de Bourgogne (França) e com a Università di Napoli (Itália).

A organização destes eventos permite também gerar novas parcerias e novas cooperações científicas.

Nucleação:

Além das atividades citadas anteriormente sobre palestras para as escolas do ensino médio e fundamental quando da organização de eventos, membros do PPGCosmo desenvolvem atividades de Iniciação Científica Júnior, envolvendo estudantes do ensino médio. Existe um projeto atualmente em andamento.

1) Catalogação e análise de objetos astronômicos.

Este projeto envolve a IFES de Guarapari, contando com 10 estudantes desta escola de ensino médio.

Ao mesmo tempo, anualmente organizamos um evento de física na IFES de Cariacica, geralmente em novembro, que constitui uma oportunidade de reunir estudantes e professores daquela instituição, com professores, pesquisadores e estudantes da UFES.

Visibilidade:

A visibilidade do programa poderá ser alcançada de diversas formas. Entre elas, podemos citar.

1) Atuação junto ao setor educacional fundamental e médio, através de palestras, cursos, entre outras atividades similares.
2) Atuação junto ao grande público através de atividades de extensão. Estas atividades consistem, principalmente, em palestras públicas em locais externos à universidade, promoção de cursos e seminários de divulgação científica para público leigo, sessões de observações astronômicas abertas para público em geral, etc.
3) Promoção de conferências visando a área acadêmica em geral. No momento, o PPGCosmo já organiza o Verão Quântico e a Escola José Plínio Baptista de Cosmologia, como atividades regulares, além de eventos de natureza mais pontual.
4) Ciclos de seminários de pesquisa e de divulgação acadêmica. Possuímos neste momento um programa semanal de seminários de pesquisa, e um mensal de divulgação para o público acadêmico.
5) Participação pró-ativa em atividades promovidas por outras instituições e sociedades científicas.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910