Apresentação
Bem-vindo ao Doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação. (PPGCosmo) da Ufes
-
Nesta linha de pesquisa abordamos o estudo da evidência da presença de matéria escura em âmbito galáctico, utilizando como observável principal as curvas de rotação. Investigamos as propriedades de aglomeração em pequena escala da matéria escura e as relativas anomalias em pequenas escalas, quais o problema do cúspide/núcleo, o problema dos satélites faltantes e o problema "too big to fail". Do ponto de vista teórico estudamos modelos de gravitação modificada como a MOND, a TeVeS e a gravidade conforme. Em escalas extra-galácticas, investigamos o a dinâmica de galáxias em aglomerados de galáxias e o papel desenvolvido pela matéria escura. Analisamos as evidências para a existência da matéria escura, e da influência da energia escura nas estruturas cósmicas virializadas. Também desenvolvemos simulações numéricas e semi-analíticas para a formação das estruturas cósmicas.
-
Nesta linha de pesquisa abordamos os problemas da matéria escura e da energia escura investigando modelos de gravitação modificada, modelos com campos escalares não canônicos, modelos de contra-reação, modelos de interação no setor escuro e modelos de matéria escura unificada. Procuramos assinaturas típicas para cada classe destes modelos e tentamos drisciminá-los na base dos dados observacionais atuais e vindouros. Espera-se obter evidências mais robustas sobre a natureza da matéria e energia escuras. Os testes de modelos cosmológicos teóricos utilizando os diferentes dados observacionais disponíveis contemplam a CMB, a correlação das estruturas em grande escala, o lenteamento fraco e correlações entre estas observáveis. Análise de teorias modificadas da gravitação contempla a gravitação de Horndenski, a teoria não-conservativa de Rastall e modelos de gravitação com torção e de Weyl. Nesta linha de pesquisa também nos ocupamos da Inflação cosmológica de das suas assinaturas observacionais na CMB. Em particular, investigamos extensões do modelo de Starobinsky e do alpha-Attractors de Linde. Além de modelos de inflação, nos interessamos também de cenários em que não há uma singularidade (Big-Bang) mas sim um ricochete (bouncing universe). Neste caso focamos nas predições sobre os espectros escalar e tensorial e nas suas marcas na radiação cósmica de fundo.
-
Soluções das equações gravitacionais. Estruturas de buracos negros, sua estabilidade e estrutura causal. Termodinâmica de buracos negros. Produção de partículas em um universo em expansão. Formulação de modelos cosmológicos a partir da Cosmologia quântica e Cosmologia quântica de laços. Teoria quântica em espaço-tempo curvo. Quantização da gravitação.
Este programa de doutorado internacional em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) visa dar aos estudantes de doutorado a oportunidade de desenvolver uma carreira científica de sucesso internacional.
Os tópicos de pesquisa variam de aspectos teóricos para aspectos observacionais de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, incluindo a participação em colaborações e experimentos como Euclid, J-PAS, LSST, LIGO/Virgo e CTA. Mais informações aqui.
O PPGCosmo é o primeiro programa de doutorado em Física a receber da agência brasileira CAPES a nota inicial de 5.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Astrofísica e Cosmologia e Gravitação desde 2016 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.
O programa já formou 15 doutores e conta com 29 alunos regularmente matriculados, todos no doutorado.