Histórico

O curso de doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo) foi aprovado em reunião do CTC da CAPES em abril de 2016. Posteriormente, ele foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFES, tendo sido autorizado a entrar em funcionamento imediatamente após este ato. O curso é sediado na UFES, responsável pela emissão do diploma correspondente.

O PPGCosmo envolve, como membros permanentes, pesquisadores da UFES, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da UFJF, da UFOP, da UNESP e da UFBA. No exterior, o PPGCosmo inclui, como colaboradores, pesquisadores do Fermilab (EUA), do Observatoire de la Côte d'Azur (OCA, França), da Universität Heidelberg (Alemanha), da University of Science and Technology (China), do Centro de Estudios Científicos (Chile), do Landau Institute for Theoretical Physics (Russia) e da University of Portsmouth (Reino Unido).

Todas as instituições brasileiras envolvidas neste programa já possuíam programas de pós-graduação em Física quando o PPGCosmo foi criado. Neste sentido, o PPGCosmo pretende desenvolver um programa mais específico, sem se contrapor aos programas já existentes. A principal motivação para o PPGCosmo é a co-orientação do estudante por pesquisadores do Brasil e do exterior, isto durante todo o processo de doutoramento, visando a inserção do estudante no ambiente científico internacional.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 7 doutores e conta com 21 alunos regularmente matriculados, todos no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Coordenador: Valerio Marra (desde 07/2022)

Coordenador Adjunto: Davi C. Rodrigues (desde 07/2022)

Histórico do conceito CAPES do programa:

O PPGCosmo é o primeiro programa de doutorado na área da Física a receber da agência brasileira CAPES a nota inicial de 5.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910