Cotutela internacional
Os estudantes têm um orientador no Brasil e outro em uma das instituições do exterior associadas ao programa.
O novo programa internacional de doutorado em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação foi criado com o objetivo de promover a formação de especialistas nessas áreas, inserindo-os em um ambiente internacional. Acredita-se que o principal objetivo da formação de doutores nas áreas fundamentais de pesquisa é prepará-los para atuar em nível internacional, tanto na qualidade dos trabalhos e escolha de temas de pesquisa, quanto no entendimento das tendências atuais da ciência de modo geral.
O PPGCosmo é um programa essencialmente voltado para o processo de internacionalização. A criação deste curso visa inserir o estudante, desde o início, em um ambiente internacional. O estudante deverá ser coorientado por um dos colaboradores do programa, vinculado a uma instituição do exterior. Além de passar de 6 a 12 meses na instituição de seu coorientador externo, o estudante será acompanhado por ele durante todo o processo de doutoramento.
Além do estágio no exterior, o aluno se beneficiará de visitas de curta duração às instituições brasileiras dos docentes e colaboradores externos. Ao mesmo tempo, ele estará inserido nas grandes redes de cooperação internacional das quais participam os pesquisadores do Brasil e do exterior envolvidos no programa. Todas as instituições do exterior associadas ao PPGCosmo lideram ou co-lideram grandes consórcios observacionais internacionais, nos quais os alunos do PPGCosmo estarão automaticamente integrados.