Astronomia para o Ensino de Ciências e Matemática
Resumo: O ensino de ciências nas escolas enfrenta o desafio constante de tornar o aprendizado significativo e envolvente para os alunos. Este desafio é ainda mais complexo, dada a necessidade de considerar, valorizar e integrar o entorno sócio-cultural e saberes tradicionais do estudante com o conhecimento científico moderno. Este projeto visa identificar e investigar conceitos de astronomia, astrofísica e cosmologia (dependendo do nível do ensino), que possam ser usados como apoio didático para motivar, apresentar e reforçar conceitos presentes no currículo escolar do ensino em todos seus níveis (fundamental, médio e superior) e em diferentes tipos de escolas e realidades (escolas quilombolas, de assentamentos, escolas do campo, escolas regulares). Assim como em universidades e institutos federais.
A integração entre a astronomia, astrofísica e cosmologia e o conteúdo curricular das escolas públicas, institutos de ensino e universidades, pode ser feita através de atividades práticas, como a observação do céu noturno e do Sol, observações do Movimento do Sol e da Lua, o posicionamento das constelações em determinadas épocas do ano, a construção de modelos do sistema solar, o uso de mídias (youtube, instagram, tiktok), utilizando softwares de astronomia, a utilização de histórias e mitos locais que explicam fenômenos astronômicos, etc . Neste projeto, estudaremos o potencial dessas e outras atividades como potencializadores do processo ensino-aprendizagem.
Data de início: 23/06/2024
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | WILIAM SANTIAGO HIPOLITO RICALDI |